segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Como estudar a Física

Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.
Sugestões para o estudo:
1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.
2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.
3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo, (trabalho = força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.
4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.
5. Discuta a lição com os seus colegas.
Durante a aula e o trabalho de laboratório
1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.
2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.
3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.
Revisão para as provas:
1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou na última aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.
2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.
3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, a essas perguntas.
4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.
Durante as provas:
1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.
2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinha nela.
3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.
4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .
5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.
6. Sucesso !

A importância da Física

1.Panorama Físico do Universo
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.
2. A Física está no cotidiano
As fórmulas e teorias da Física sempre foram encaradas como algo distante. A tentativa de descobrir porque o arco-íris é colorido, por exemplo, continua deixando dúvidas.A maioria das pessoas acredita ser um caminho longo desvendar o que existe por detrás de tais fenômenos.Para desmitificar o assunto, quatro professores do grupo de Óptica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) criaram três inserções diárias na rádio da universidade, mostrando que a Física não é "um bicho de sete cabeças". A idéia principal é levar a ciência, através do rádio, para o cotidiano das pessoas, utilizando uma linguagem simples e fácil de ser entendida. A iniciativa dos professores José Fernando Fragalli, André Luiz de Oliveira, Ricardo Antônio De Simone Zanon e Fernando Deeke Sasse já está sendo absorvida pelos ouvintes, tanto que a Rádio Udesc vem recebendo telefonemas solicitando maiores informações sobre os assuntos apresentados.Os temas são variados e circundam as áreas da Óptica (ligada a cores, laser e padrões de tempo e freqüência), eletricidade e astronomia, entre outros. "Sabemos que a Física é um tema árido. Por isso nos preocupamos em melhorar a cultura das pessoas e transformar o que parece difícil em algo simples de ser absorvido", afirma o professor Ricardo. As inserções de um minuto e meio (veiculadas às 9h5min, às 19h5min e às 16h5min, de segunda a sexta-feira) é apenas o começo de um projeto que, segundo os professores, pode ganhar maior atenção do público. "Queremos uma interação mais expressiva dos ouvintes para, futuramente, realizar um programa de meia hora", dizem os criadores. Os professores entendem que o ser humano, muitas vezes, se "enclausura" em perguntas sem respostas, e por falta de acesso à ciência acaba alimentando as dúvidas.O que estou fazendo no mundo? Em que os planetas podem influenciar a vida humana? Por que não posso colocar metais dentro do microondas? Esses são alguns dos questionamentos discutidos nos programetes. "As pessoas precisam saber que a Física está presente em todos os espaços ocupados pelo ser humano", acrescenta o professor José. "O intuito é desmontar a caixa preta da Física e torná-la mais acessível", finaliza.